Soluções de Consultoria

Segmento – Gerencial e Regulatório

DIAGNÓSTICO DE CUSTOS, RISCOS E PROCESSOS

Analisar e apresentar possíveis pontos de melhorias para as atividades administrativas dos empreendimentos. Uma análise pelo fluxo econômico-financeiro, por um consultor externo, proporciona ao empreendedor a possibilidade de diagnosticar e elaborar planos de adequação no dia a dia do empreendimento.

Este diagnóstico é um estudo inicial para identificar oportunidades de redução dos custos, mitigação e controle dos riscos – principalmente considerando o advento da Lei 12846/13 – e analisar os processos e procedimentos estruturados.

ASSESSORIA NA DECISÃO PARA FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E DE GESTÃO

Apoiar os gestores no momento da análise e seleção de ferramentas tecnológicas e de gestão. Muitos empreendimentos partem para compra de soluções sem uma análise preliminar. Havendo várias soluções para um mesmo tipo de empresa, o investimento em uma análise de seleção é indispensável, embora ínfimo se comparado aos gastos com ajustes ou interrupção de implantação. Há também risco de perda de produtividade ou, até mesmo, risco de imagem. As ferramentas tecnológicas não são uma finalidade e sim o meio. Por isso necessitam ser usuais e adequadas ao seu empreendimento. Faz-se necessário analisar os Custos Vs. Benefícios de adequar uma ferramenta à sua cultura e prática, ou ainda até que ponto sua cultura e prática podem se adequar às ferramentas disponíveis ou possíveis de desenvolvimento no mercado.

DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES DE CONFORMIDADE COM REGULAMENTAÇÃO DA ANEEL

Assessorar os empreendimentos do Setor Elétrico no Brasil na verificação de sua conformidade com as normas do Poder Regulatório. Os empreendimentos do Setor estão sob a égide de um grande volume de leis, decretos e resoluções. Periodicamente sujeitam-se a fiscalizações de conformidade econômica e financeira. Podemos fazer diagnósticos preventivos periódicos para mitigar significantemente o risco de notificações da ANEEL. Há outros dois vieses deste diagnóstico potencialmente agregador de valor aos empreendimentos: i) uma análise detalhada do que deveria ou deverá ser colocado sob a anuência da Agência Reguladora seguida de recomendações sobre a forma mais adequada de instruir o processo; e ii) reavaliar se o empreendimentos está em conformidade plena com os programas ou controles estabelecidos (exemplo: P&D, PEE, Contabilidade Regulatória, Controle Patrimonial, PROINFA etc.).

ASSESSORIA NA VIABILIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTO EM AMBIENTE REGULADO

Organizar informações e legislação para a elaboração de um plano de ação, com possíveis recomendações, para os empreendedores que desejam entrar num ambiente regulado. Muito tempo é gasto ou, às vezes, decisões são tomadas – por parte dos empreendedores – sem uma análise mais profunda do ambiente em que ingressam ou desejam ingressar. Este serviço busca subsidiar os empreendedores na coleta e organização de informações e legislações para a elaboração de parte de seu Plano de Negócio. Pode ser um serviço pontual, até a elaboração de um relatório de recomendações, como poderá ser estendido por um prazo determinado e combinado com os empreendedores.

ASSESSORIA EM CERTAMES LICITATÓRIOS

Assessorar os empreendimentos na venda para o Governo e Organismos Internacionais. A venda por meio de licitação ou similares demanda a organização específica, pois demanda conhecimento de diferentes normas, políticas e procedimentos adotados pelos diversos Agentes Públicos ou Organismos Internacionais. Esta assessoria pode ser pontual, com análise e apresentação de recomendações ou estruturação de uma equipe para atender por um período desde a estruturação, passando pelo acompanhamento na execução até a conclusão dos projetos ou entrega dos produtos.

Segmento – Econômico e Financeiro

AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Definir o valor do empreendimento. Tanto para controles internos quanto para captação de recursos (financiamentos/empréstimos ou entrada de sócios capitalistas) se faz necessário definir o valor do empreendimento. A metodologia mais utilizada atualmente é a valoração pelo método do fluxo de caixa descontado, todavia nodecorrer das análises preliminares se define  a melhor metodologia ou o conjunto delas.

ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

Estabelecer a estrutura de custos e despesas de um empreendimento e auxiliar os gestores a estabelecerem a estrutura de preço de seus produtos e serviços. Um volume significante de empreendimentos entra em desestruturação por não se conhecer sua estrutura de custos e despesas. O desconhecimento induz à cobrança de valores que não remuneram o empreendimento ou, no sentido oposto, muito acima do que o mercado está disposto a pagar, implicando perda de competitividade e, por consequência, de Clientes.

IMPLANTAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS

Estruturar um sistema / método de acompanhamento dos resultados do empreendimento. Assim como os custos são importantes na formação de preço, a estruturação de acompanhamento do orçamento, por meio do fluxo de caixa e dos resultados, é imprescindível para que os gestores evitem situações de risco econômico-financeiro que, no limite podem levar à perda do empreendimento. Se em situação crítica, organizar um plano de ação (incluindo um orçamento detalhado) e o seu devido monitoramento são procedimentos imprescindíveis para a recuperação do negócio ou sua descontinuidade com os menores impactos possíveis.

PERÍCIA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL

Com maior detalhamento técnico e menor preocupação holística, a perícia econômica ou econômico-financeira se atém à constatação minuciosa de um ou mais fatos de natureza técnico-científica,  em qualquer matéria inerente ao campo profissional do economista, sempre a pedido de uma autoridade administrativa, ou, na esfera da Justiça, por determinação de uma autoridade judicial competente. O objetivo do trabalho pericial é a apuração da verdade, fundamentada em provas materiais ou num desenvolvimento lógico certificável.

AUDITORIA ECONÔMICA, FINANCEIRA E GERENCIAL

Em apertada síntese, o processo de AUDITORIA se presta à verificação da correção de procedimentos, e sua otimização mediante o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia da organização a partir de seus sistemas de controle, registros, análises e informações de desempenhos setoriais em relação aos planos, metas e objetivos organizacionais. É uma atividade holística, que objetiva instrumentalizar o gestor com diagnósticos seguros dos processos internos e sua coesão com os objetivos da organização.